Estreando na Blogosfera com o animal mais show do planeta: BEIJA-FLOR

O Beija-Flor - também conhecido como Colibri -, junto com o cão, é o meu animal favorito; mas, por toda sua diversidade, beleza e, principalmente, sua característica única de voar como um helicóptero e com uma velocidade de dar inveja ao Papa-Léguas, resolvi determinar de vez o seu destaque aqui no blog considerando-o oconcur (do francês hors-concours).

Os índios deram nomes muito interessantes aos beija-flores, que descreviam com perfeição esses pássaros encantadores. Para os índios caraíbas, eles eram os "colibris", que significa "área resplandecente".

Ao todo são conhecidas 323 espécies. No Brasil, temos 145 formas que compreendem 86 espécies e 59 subespécies.
Seu enorme coração, que representa de 19% a 22% do peso total de seu corpo, facilita a rápida circulação do sangue. Num único dia, eles são capazes de ingerir até 8 vezes o peso de seu corpo, em substâncias nutritivas.

O espetacular colorido dos beija-flores origina-se do fenômeno da refração da luz, através da microestrutura das penas. As mudanças de cores, observadas numa mesma ave, variam de acordo com o ângulo de incidência da luz solar ou com a movimentação do corpo.

Alguns beija-flores desenvolvem velocidades médias que vão de 30 a 70 km/h e a vibração das asas pode atingir 50 a 70 batidas por segundo. São as únicas aves que conseguem ficar literalmente paradas no ar, decolar e aterrissar verticalmente, e até dar marcha ré em pleno vôo.

Dizem que Igor Sikorski, que inventou o helicóptero, baseou suas idéias na observação contínua do voo dos beija-flores. No entanto, o helicóptero não pode voar de cabeça para baixo e os beija-flores podem.

Não é difícil vê-los tomando banho em algum riacho na mata. Pairam a alguns centímetros do espelho d'água e dão rápidos mergulhos superficiais, molhando rapidamente as penas. Após dois ou três destes mergulhos param em um galho próximo e arrumam cuidadosamente as penas.


A falta de higiene nos bebedouros faz mal e até mesmo pode matar os beija-flores. Os bebedouros devem ser muito bem limpos e a água açucarada trocada diariamente. Assim, se evita o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação.

A alimentação artificial complementar de beija-flores é feita com uma mistura de quatro partes de água filtrada para uma parte de açúcar, medidas em volume. Por exemplo: em 100 ml da mistura, teremos 80 ml de água e 20 ml de açúcar. O excesso de açúcar é desperdício, mas não chega a causar problema aos animais. O açúcar fornece energia, mas as aves continuam necessitando buscar insetos e pequenas aranhas para sua dieta em proteínas.

No caso de formigas visitarem o bebedouro, é só passar vaselina no gancho e arame que o penduram, para que elas não passem.

Quando abelhas começarem a visitar o bebedouro, a proporção de açúcar pode ser diminuída. É que o beija-flor aceita água com menos açúcar, mas ela passa a ser desinteressante para as abelhas. As abelhas só aparecem em algumas épocas do ano, quando faltam flores no ambiente para sua alimentação. Após algumas semanas, as flores voltam à região, as abelhas não precisam mais do açúcar e desaparecem.

O beija-flor-tesourão (Eupetomena macroura) que mede cerca de 19cm, é escuro e de rabo comprido, às vezes se apossa do bebedouro e não deixa mais nenhuma ave ali beber. É o dono do local! Neste caso, pode-se colocar outro ponto de alimentação um pouco mais afastado, para permitir que as outras aves também tenham oportunidade.

Uma característica menos perceptível é o sono do beija-flor. Ao escurecer, pousa num galho fino que possa ser agarrado por seus pés pequeninos - tão pequenos a ponto de não permitirem andar. Para descansar tranqüilo, começa um ritual que visa economizar muita energia. Diminui gradativamente a temperatura corporal, dos 40 graus a algo próximo à do ambiente. O coração desacelera a 36 batidas por minuto.

   “Tamanho não é documento.” A conhecida frase se aplica perfeitamente ao beija-flor, ele é bem territorialista e não se importa com o tamanho do seu adversário, vai pra cima mesmo, dando rasantes. Não se intimidam com inimigos maiores, como gaviões, os quais atacam como balas, deixando-os aturdidos e temerosos. É muito comum vermos estas pequenas aves perseguindo no ar as aves de rapina, para afastá-las das proximidades de seu ninho. Bichinho bom de briga! 



CURTA AGORA TODA A BELEZA DOS BEIJA-FLORES

Ouças os cantos dos beija-flores





Vídeo show de bola! Filmagens lindas de beija-flores incríveis com uma música muito bonita ao fundo, a música tem tudo a ver com o tema do vídeo. O nome da cantora é Elisa Cristal. Você vai curtir esse vídeo!



O menor beija-flor do mundo é o Beija-Flor Abelha (Mellisuga Helenae), originário de Cuba. Da ponta de sua cauda até a ponta do seu bico ele mede cerca de 6 centímetros e pesa até 2 gramas.
Beija-Flor Abelha (Menor Beija-Flor do mundo)



Já o Beija-Flor Patagonia Gigas é o maior beija-flor do mundo, encontrado nos Andes, pesa 21 gramas e mede 20 a 23 centímetros, aproximadamente o tamanho de uma andorinha.
Patagonia Gigas (Maior beija-flor do mundo)


O maior beija-flor do Brasil é o Beija-Flor Brilho de Fogo, medindo 17 centímetros. É considerado uma espécie rara, vive na região do Amazonas e pesa de 13 a 18 gramas.
Beija-Flor Brilho de Fogo (Topaza Pella)
Topaza Pella (Maior beija-flor do Brasil)


Existe também o super interessante Beija-Flor Espada (Esfinera Ensifera), o único pássaro do mundo com o bico (entre 10 e 12 centímetros) maior que o seu corpo (8 centímetros). O maior bico do mundo é usado para sugar o néctar de flores que têm a corola (conjunto de pétalas) muito grande e em formato tubular.
Beija-Flor Espada (Maior bico do mundo, proporcionalmente, dentre todos os animais)


O Beija-Flor de Cauda Branca Acanelado é uma das maiores espécies de beija-flores do Brasil, destacando-se por sua longa cauda e cada pena da mesma terminando em uma ponta branca, contrastando com o centro negro.
Beija-Flor de Cauda Branca Acanelado (Phaetornis Pretrei) 
Também conhecido com Beija-Flor Limpa Casa


O Beija-Flor Tesoura (Eupetomena Macroura)é um dos maiores beija-flores, podendo atingir 19 centímetros e 9 gramas, caracteriza-se pela cauda profundamente bifurcada que toma quase 2/3 do tamanho total do animal. É também conhecido como Beija-Flor Rabo de Tesoura e Tesourão.
Beija-Flor Tesoura em pleno vôo
Beija-Flor Tesoura Verde
Esse é talvez o beija-flor mais conhecido, ao menos no Brasil, talvez pela sua abundância em locais urbanizados, pela beleza de sua coloração, pela tesoura facilmente reconhecível e principalmente pelo seu comportamento abusado, é um doa maiores e mais briguentos beija-flores.


Beija-Flor Tesoura com Plumagem Leucística
Leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.
O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes.
Beija-Flor Tesoura com plumagem leucística
Tesoura com plumagem leucística e seus filhotes com plumagem normal
Veja que incrível esse Beija-Flor Tesoura pegando o material pra fazer seu ninho. Show!
Puxa! Puxa! Força! Tá quase conseguindo, puxa!


Que bunitin

Sonho um dia poder ter um beija-flor na minha mão assim
Que cara de sorte



Mais Beija-Flores!


Beija-Flor de Cauda Branca

Se espreguiçando 
Cuidado! Vai bater a cabeça!

Beija-Flor de Veste Preta
De gravata preta. Estará indo para o trabalho?

Beija-Flor Garganta Rubi
Pirata Barba Ruiva. Os mais antigos dos leitores lembram? 

Beija-Flor Marrom (Colibri Delphinae)
Um detalhe que faz toda a diferença, não? 
Olhando pro futuro

Beija-Flor Preto (Florisuga Fusca)
De sainha preta e branca, hem 
Que pose, hem 
Para onde ou para o ele estará olhando, hem?

Beija-Flor Topetinho Leque Canela
Punk!

Beija-Flor Verde
Degradê de verde

Beija-Flor Verdinho de Bico Vermelho
Olha que biquinho lindo 
Continue mantendo a espécie longe da extinção

Beija-Flor Raibow Starfrontlet (Coligen Iris)
Tá comendo o quê? 
Todo mirradinho

Beija-Flor Azul de Papo Branco
Barba Branca

Beija-Flor de Cauda Marrom
Aí, o bico tá torto. Ajeita aí!

Beija-Flor Vermelho
Meus Deus! 
Minha nossa! Que animalzinho incrivelmente lindo!

Beija-Flor Garganta Verde (Amazilia Timbriata)
Você lindo, sabia?!

Beija-Flor de Barriga Branca (Amazilia Leucogaster)
Fala aí, Baixinho

Beija-Flor Rubi Brasileiro
Brasileirinho!

E MAIS BEIJA-FLORES!












MAIS VÍDEOS!

Beija-Flor cantando


Beija-Flor Papo de Fogo


Beija-Flor  de Fronte Violeta
                                       


Canto do Colibri Garganta Branca


Beija-Flor bebê criado na mão


A dança dos Beija-Flores


O menor Beija-Flor do mundo





Comentários