Post-Scriptum

Hoje meu post vai ser mais como um "P.S." (Post-Scriptum) pra vocês se deliciarem mais um pouco com a beleza e elegância desse bichinho ímpar na natureza que é o Beija-Flor.
Mas dessa vez eu venho falar de um beija-flor um tanto quanto diferente. Se já não bastasse a beleza das infinitas cores de um beija-flor com pigmentação normal das penas, agora eu lhes mostro a beleza sem par de um beija-flor albino.




Beija-Flor Albino



Albinismo em beija-flores é causada por uma alteração genética que impede ou reduz a formação de pigmento de cor escura em suas penas. Beija-flores albino são extremamente raros na natureza - menos de uma centena de avistamentos forma relatados nas Américas, a maioria das quais envolve beija-flores albinos parciais ou beija-flores leucísticos e apenas uma pequena porcentagem dos avistamentos envolvem albinos de verdade.

Qual a diferença entre animais albinos e leucísticos? Bem, o albinismo é uma condição de natureza genética em que ocorre uma falha na produção de melanina (ou o animal não produz, ou produz muito pouca). Neste caso, os pelos são brancos e os olhos rosa- acinzentado. Já os animais leucísitcos possuem a pelagem branca, mas tb possuem melanina em seu organismo, como ocorre aos ursos do Ártico.

Embora seja uma aberração genética, a beleza do beija-flor albino o torna um dos bichinhos mais incrivelmente belos da natureza. Seus olhos, seu bico e suas patas são roseados devido a exposição de seus vasos sanguíneos pela falta de melanina - a substância química que normalmente dá todo a beleza do colorido dos beija-flores "normais". Mas tudo isso torno o beija-flor albino ainda mais belo e elegante, não acha?

Mas, infelizmente, esse raríssimos pássaros correm um monte de perigos na natureza, razões pelas quais são tão raros. Sua coloração pálida torna-os alvos mais visíveis para os predadores, e suas penas são mais fracas do que as daqueles com pigmento, e assim mais propensos a quebrar durante a migração.
Esses pássaros brancos também podem ter outras anomalias genéticas que as tornam mais suscetíveis à doença ou peculiaridades de seu ambiente.


Beija-Flores Albinos e Leucísticos




















































O que dizer desses bichinhos? Magníficos! Não?
Comentem.

Abraço e até a próxima.

Comentários

  1. Muito legal seu trabalho abraço
    Milton
    "um breve instante no tempo"

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo incentivo.
    Volte sempre e abraço.

    ResponderExcluir
  3. Lindo demais, sou apaixonada pela natureza, flores e pássaros, Seu blog é maravilhoso!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Oi, amigo(a). Por favor, não saia sem comentar. Diga o que achou do que viu. Obrigado!